.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tema: Ar

A vitrine do mundo moderno

Em nosso projeto foram utilizados os conceitos de nivelamento e aguçamento, sendo nivelamento algo harmonioso, como no caso de um ponto no centro geométrico de um traçado estrutural, e aguçamento seria a provocação de uma tensão, como por exemplo, um ponto em qualquer canto geométrico de um traçado.
O trabalho da instalação artística de cunho ecológico e sustentável viabiliza a percepção da importância da preservação ambiental para a sobrevivência da humanidade.
Apesar dessa percepção a grande maioria dos brasileiros vê a sustentabilidade como responsabilidade primeiramente dos governos, seguida dos cidadãos, segundo pesquisas realizadas. Esses dados são preocupantes, pois demonstram a comodidade das pessoas em relação à preocupação ambiental, porém algumas já se conscientizaram na preferência a compra de produtos sustentáveis.
Devido a essa comodidade desde os tempos antigos, os recursos naturais estão se esgotando e depredados, cada vez com mais intensidade, sendo refletidos os danos instantaneamente em nosso meio vital; tendo como principais agentes determinantes o desmatamento seguido de queimadas e o uso excessivo de automóveis, que emitem gases poluentes diariamente.
Diante de observações generalizadas concluímos que as pessoas têm consciência dos problemas, mas não tomam iniciativa própria de mudança nem ao menos em pequenos hábitos do dia a dia.
Utilizamos o formato de pirâmide em nosso projeto por este conter o conceito de nivelamento, já que apresenta equilíbrio e não oferece nenhuma surpresa visual. É uma figura simétrica de formato triangular composta por uma base maior, unindo-se a um ponto comum a certa altura na vertical e sendo dividida em três partes (uma embaixo da outra) em seu eixo horizontal. As luzes piscando presente no trabalho representam o conceito de aguçamento, pois estão colocadas na parte superior mais extrema da pirâmide.
Os materiais utilizados em maior escala foram tecido TNT, papel celofane, placas de E.V.A e fita adesiva para o complemento. Para a composição da pirâmide foram usadas 3 barras de ferro e 3 divisões de madeira.
A divisão mais abaixo foi forrada com tecido marrom para representar sujeira, terra. Os tons escuros de E.V.A (preto, cinza, marrom) recortados em formas abstratas simbolizam caixas, fumaça, garrafas pet e lixos em geral, poluentes do meio ambiente.
Na divisão intermediária, forrada com tecido azul claro e verde, representamos as ações que preservam a natureza em sua origem, como a reciclagem de objetos. Foram feitas formas livres e geométricas com E.V.A em tons de verde representando esses materiais que recebem fins que agridem menos o ambiente.
A divisão mais elevada do projeto forrada em branco remete a esperança e as luzes piscando chamam a atenção e iluminam o ideal ecológico, mostrando que ainda existe a possibilidade de mudança e renovação da vida natural.
O papel celofane usado para cobrir as laterais da pirâmide fazem com que ela se pareça com uma vitrine, algo que muitos vêem, mas não interagem, pois o papel transparente e com brilho dão a ideia de vidro, de barreira, de uma superfície que não pode ser atravessada facilmente, só após um impulso voluntário, regido pela vontade de agir.

PS: Fotos da instalação em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário