.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma visão ergonômica sobre o Homem de Ferro

O filme Homem de Ferro mostra visivelmente a extrema dependência do homem com a máquina, e vice-versa. Essa dependência define-se por sistema homem-máquina, no qual há uma interação de forma harmoniosa e organizada das partes envolvidas desempenhando determinada atividade.
Com relação ao filme, não se pode deixar de citar a criação da armadura de ferro do personagem Tony Stark. É por causa dela que acontece toda a trama.
Elaborada inicialmente a partir de uma necessidade de fuga e sobrevivência, ele procura fazê-la de modo que se adapte a seu corpo e movimentos. Posteriormente, na construção de sua segunda versão, além de serem analisadas essas características ele a constrói utilizando modernos sistemas informatizados, valorizando minuciosamente cada detalhe.
A nova armadura tem ligação direta com seu cérebro, fazendo com que assim haja a constante interação de seus pensamentos com seus movimentos e golpes. Muitos testes e adaptações foram feitas até que os dispositivos como lançar fogo, voar, atirar atingissem êxito, possibilitando o seu uso.

Sistema homem-máquina

            Por estar conectada ao cérebro, a armadura feita de titânio forma um sistema fechado com seu usuário, mandando feedbacks (respostas) constantemente, possibilitando alterações na execução dos comandos a qualquer momento, se caso houver imprevistos.         

Sistema fechado

Para o personagem não foi difícil construir mais essa invenção, já que ele estava acostumado a lidar com toda a alta tecnologia, presente tanto nas Indústrias Stark, sua própria indústria de armamentos, como em sua casa.
Os artefatos construídos por sua indústria eram mundialmente conhecidos e admirados pela extrema qualidade que possuíam. Grandes mísseis e armas podiam ser lançados com simples comandos, porém tinham alta precisão, sendo fatais quando acionados. O filme mostra cenas de atuação desses equipamentos, inclusive uma demonstração de um novo modelo de míssel que visava ser o mais eficiente e destruidor dentre todos. Ao apertar apenas um pequeno botão várias partes eram lançadas a quilômetros de distância.

A casa do personagem principal também era toda monitorada a partir de sistemas informatizados, que cuidavam de sua segurança e tarefas diárias diversas. Uma voz até conversava com Tony e o ajudava em suas criações.

Comandos do usuário
Ação esperada do usuário
Resposta do sistema
Ação esperada do sistema
Inserção das informações sobre sua rotina diária
Organização dos horários e compromissos
Lembra o usuário das suas tarefas
Usuário cumpra com suas obrigações
Iniciação de um projeto
Processamento dos dados e idéias inseridos
Cria um plano modelo de projeto
Avaliação do modelo e adaptações necessárias para se conseguir o projeto esperado

            Com tanta tecnologia à disposição é fácil entender como a atuação do sistema homem-máquina se tornou tão essencial na vida das pessoas. A qualidade dos resultados obtidos a partir dessa interação, desde que ela funcione da maneira correta, é cada vez mais próxima da perfeição.
            O homem pode sofrer alguns danos com tudo isso (como também a máquina), mas em suma pode-se constatar que os ganhos são bem maiores do que as perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário